Vamos todos dar a mão e saltar para o buraco! Versão para impressão
Segunda, 11 Novembro 2013

zombie-handsPorque é que a única oposição que António Costa consegue fazer a Seguro são os debates quinzenais?

Na Quadratura do Círculo, na semana passada, António Costa criticou severamente a decisão de alargar os debates mensais na A.R. para quinzenais. «Uma das ideias mais estúpidas» foi proposta por António José Seguro, ainda na Governação de Sócrates. Segundo António Costa, a maior periodicidade dos debates só piorou as relações entre os líderes dos vários partidos, o que nada ajuda a Democracia.

Procurando um «largo consenso» para a saída de Portugal da crise, o que Costa defende é uma aproximação a um Governo que faz exatamente o contrário do que é preciso para tirar Portugal da depressão em que se vê mergulhado.

O ataque à Constituição não se prende apenas com a destruição do Estado Social mas também com a adulteração da própria forma de olhar a democracia. E como António Costa gosta de o fazer.

Se há alguém que quer rasgar o maior consenso na política portuguesa são os partidos do centrão, que todos os dias põem em causa a Constituição. Nunca como agora se exige uma escolha pela defesa da Constituição ou pelo consenso em torno da sua destruição. É essa a democracia que hoje se exige, nas eleições e nas ruas.

É este o buraco do centro. O consenso entre os apoiantes da TROIKA rumo ao abismo, onde a Direita mais radical que Portugal já conheceu em Democracia pede a mão aos que aprovaram anteriormente a austeridade sem FMI.

A barbárie só pode contar com uma esquerda anti-capitalista que não espera, mas faz acontecer. Se assim não for, cai o social-liberalismo e quem se quiser agarrar nele.

Luís Monteiro

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET