A Vitória do SYRIZA depende da luta social Versão para impressão
Quarta, 21 Janeiro 2015

syriza greve geralApós a esperada vitória de dia 25 de janeiro, o povo da Grécia precisará da nossa solidariedade internacional e precisará mais ainda que a mobilização social continue.

 

Artigo de Bruno Góis

 

Sondagens e projeções dão vitória clara ao SYRIZA. Ontem (GPO, 20 jan) com 34.7% contra os 30.1% da Nova Democracia. No entanto, se o resultado se confirmar próximo da média das sondagens, a formação de maioria absoluta depende de outras forças políticas.

Essa maioria absoluta não está longe e é necessária. O Governo grego liderado pelo SYRIZA terá de fazer frente aos detentores das grandes fortunas, à banca internacional e aos desmandos da União Europeia. Isto sem desistir de contribuir para uma nova Europa. É uma tarefa nada fácil.

Para alcançar a maioria absoluta o SYRIZA necessita alcançar os 151 lugares. Considerando as projeções feitas durante este mês, esse objetivo não está ainda garantido. A projeção Public Issue  realizada entre 2 e 9 de janeiro era a única que dava ao SYRIZA os desejados 151 lugares (80 para a ND, 15 PASOK, 8 Gregos Independentes, 15 Aurora Dourada, 13 KKE, 18 Potami, zero para o DIMAR e outras forças políticas). Nas projeções mais recentes, o SYRIZA alcança 142 lugares (Pulse RC, 13-14 jan), 144 (Public Issue, 10-15 jan; Palmos Analysis, 12-15 jan) e 147 (Metron Analysis, 16 jan; Alco, 15-17 jan). Usemos o cenário da projeção Alco, excluindo à partida apenas a extrema direita Aurora Dourada (15 lugares) e a liderança do atual governo Nova Democracia (86 lugares), restam os sociais liberais do Potami (16 lugares), o PASOK (com 13 lugares) que forma parte do atual Governo,  o partido comunista grego KKE (13 lugares) que tem rejeitado a possibilidade de coligação, e os conservadores Gregos Independentes (10 lugares).

Estará o KKE disponível para fazer a diferença ajudando a iniciar uma viragem na Europa contra a austeridade? Poderão os sociais-liberais, ou parte deles, mudar de lado ou continuarão a ser um simples verniz nas unhas da austeridade e do conservadorismo? Vivemos um tempo de grandes escolhas.

No SYRIZA (partido/Coligação da Esquerda Radical) juntam-se muitas forças de esquerda com um programa que pode ele sim resgatar a esperança na Grécia e nos outros países da Europa.

As mobilizações, as lutas e a auto-organização sociais na Grécia são a base do avanço dessa Esquerda Radical. Avança-se na luta social e na luta política. É preciso avançar nas duas frentes.

Após a esperada vitória de dia 25 de janeiro, o povo da Grécia precisará da nossa solidariedade internacional e precisará mais ainda que a mobilização social continue.

Bruno Góis

Ler também: Grécia: "Na Europa, uma nova esperaça internacionalista"

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET