Ano 2011, orgulhosamente pobres Versão para impressão
Terça, 03 Janeiro 2012

_rasca

Com o fim do ano civil é da praxe que os grandes cargos políticos apresentem os seus balanços. Nos Estados Unidos, o presidente Obama admitiu ficar muito aquém com o seu programa económico. Na Alemanha, Merkel disse que a crise apanhou-nos a todos desprevenidos - a Grécia foi apontada como um fracasso na gestão económica.
Em Portugal, o primeiro-ministro afirmou que temos que olhar para 2012 com esperança, como um ano de grandes transformações e mudanças, dizendo ainda que os portugueses têm sido corajosos e o seu esforço vai ser compensado; "voltámos ao orgulhosamente pobres".

Ano em que o pais mergulhado numa crise económica, vitima da especulação, é esmagado por um acordo com a troika. Ano em que a palavra investimento é substituída pela palavra salvar, nunca a palavra salvar foi tão utilizada. Mas salvar quem? Os trabalhadores? Ou os grandes bancos europeus?
Ano em que aumenta a pobreza em Portugal, ano em que educação fica mais cara e menos acessível, ano em que saúde fica pior, onde os privados investem com sofreguidão aproveitando-se das falhas propositadas do Estado para favorecer os lucros privados.
Ano em que os impostos são cobrados cegamente àqueles que menos têm, ano em que os salários baixam e o tempo de trabalho aumenta.

Não  podemos dizer “ano novo vida nova”, Portugal recuou ao nível económico de há 10 anos atrás; os governantes têm substituído as soluções de politicas sociais pelas do negócio, arrogante e medieval.

"O máximo de integração" é o padrão mais recente da democracia, que ao invés de nos servir domina-nos.

2011 foi o ano das politicas impostas! 2012 será o ano das ruas?

É preciso animar a luta!

Ricardo Nunes

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET