A lista de espera Versão para impressão
Sexta, 10 Outubro 2008
O comunismo sempre se deu mal com os direitos dos homossexuais. Tirando curtos períodos das alterações revolucionárias, os estados socialistas perseguiram e perseguem pessoas com orientação sexual não hetero. Os argumentos têm sido os mais absurdos: para não prejudicar o crescendo demográfico, quando foi caso disso, ou porque seria contra a dialéctica da natureza, ou por ser uma aberração decadente das classes vencidas.

A lista de espera Afinal, a homossexualidade não escolhe classe, não há nada mais materialista que a natureza e a dialéctica está longe, menos para os ignorantes, de ter uma lógica binária.

Nos partidos comunistas dos estados capitalistas também sempre preponderou a discriminação, no mínimo uma tolerância mal disfarçada para com gays, e pior um pouco, com lésbicas. Achava-se desnecessário assumir conflitos com as várias igrejas no quadro geral de libertação da classe operária. Assumir todas essas pessoas como desviantes é um trágico serviço à unidade popular.

Vem isto a propósito do orgulho que sinto, também como comunista, em ter defendido no parlamento o casamento entre pessoas do mesmo sexo. De fazer parte de uma corrente política e ideológica que resgata os erros do socialismo passado. É a burguesia, contando com os seus agentes políticos e religiosos, que contraria a igualdade de direitos civis. Seguramente, o ataque ao capitalismo beneficia da pluralidade articulada das contradições sociais, e são muitas: a exploração do trabalho, a ofensa de género, a discriminação de seres humanos, o obscurantismo cultural, a agressão ambiental, etc. A resistência e alternativa ao sistema vigente alimentam-se de todas as lutas e da incumbência de todos os direitos. Um partido político de vanguarda não é um vulgar sindicato com deputados, é antes a generalidade do movimento social com representação política. O que já não parece muito vanguardista é esperar que a maioria das pessoas seja favorável à igualdade de direitos civis para os homossexuais e só depois avançar com a proposta, a clivagm e a luta... Coisas da Soeiro...

Recordo Mário Viegas nas eleições de 95, na campanha da UDP, provocou a polémica geral trazendo a agenda dos direitos dos homossexuais à luz do dia. Ele já então achava que os homossexuais não deviam estar em lista de espera...

Luís Fazenda
 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET